Flôr No Caixote

Flôr No Caixote

MIMO E PRIMAVERAS

MIMO  E PRIMAVERAS

domingo, 6 de novembro de 2011

Decoração para o jardim

Segundo a sabedoria popular, florestas não são apenas árvores. Partindo desta premissa, podemos dizer que jardins não são apenas flores e plantas ornamentais. E não são mesmo; embora o conceito de jardim nos faça imaginar o verde das folhas, a cor e odor das flores e o sabor de alguns frutos, não podemos pensar em um espaço verde sem acessórios que podem tanto ter valor utilitário quanto estético. A disposição destes objetos decorativos no jardim precisa levar em consideração tanto o espaço físico quanto o gosto do dono.
Exemplo de gazebo
Estruturas como gazebos e pergolados, por exemplo, são pontos de contemplação e encontro que podem ser uma extensão com iluminação solar e arejada da sala de estar. Móveis de jardim podem compor um ambiente agradável para o ócio ou o trabalho (por que não?); desde os rústicos aos feitos com materiais tecnológicos porém leves e com design mais ou menos arrojado, há uma gama imensa de opções. Vasos, cachepôs e floreiras podem compor um traçado arquitetônico em harmonia com a ideia do jardim. Madeira, gesso, pedras diversas, vidro: os limites são sua imaginação e, claro, seu bolso.
Deque e redário
E o que dizer de redários e deques com espreguiçadeiras? No primeiro caso, basta uma boa área sombreada, árvores, toras ou estruturas pensadas para esse fim e boas redes de algodão e eis um oásis para uma sesta vespertina após aquele almoço dominical. Embora muitos pensem em deques como extensão de uma piscina, nada impede que se projete um em um local estratégico do jardim ou quintal, com sombra vinda de árvores ou toldos. Próximo a esses recantos de preguiça, pode-se pensar em uma fonte. Se antes esse acessório era um sonho inacessível, hoje é possível montar uma fonte usando materiais como cerâmicas,bambu, concreto ou pedras, pequenas bombas e um espaço que permita uma contemplação calma.
Muitos acham os chamados “anões de jardim” bregas e de mau gosto, o que não impede seu uso, mesmo que discreto, em diversas composições. Há desde os tradicionais “anões da Branca de Neve” a garças, cópias em gesso de estátuas famosas e a nova febre entre os modernos, os bonecos de jardim feitos de lata. Se alguém questionar o uso destes enfeites, lembre-se: o jardim é seu. Aproveite-o e deixe-o com sua cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário