Flôr No Caixote

Flôr No Caixote

MIMO E PRIMAVERAS

MIMO  E PRIMAVERAS

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Floresta Amazônica

AMAZONAS

AMAZONAS
Mulheres guerreiras que, segundo a mitologia grega, teriam vivido no Ponto (Ásia Menor), estando os homens reduzidos a escravos. Dedicadas à caça e à guerra, amputavam o seio (daí o nome Amazonas, que em grego significa "sem seios") direito para melhor manejar o arco.
A elas é atribuída a fundação de cidades como Mitilene e Éfeso.
Nome tambem do maior rio em comprimento (cerca de 6.500 km) e o mais caudaloso do Mundo tendo na foz a vazão de 200.000 m3/s .As suas águas são visíveis no Atlântico a 200 km da foz.
Nasce nos Andes peruanos e terá 7.025 km se se considerar o Apurimac como seu ramo principal. Chega a atingir 30 km de largura na foz e é navegável até Iquito no Perú, a 3.850 km do oceano. Possui 200 afluentes.
Foi designado o rio das Amazonas, em 1542, por Orellana que, ao ser atacado por uma tribo de indios,quando descia o rio, julgou tratar-se das mulheres guerreiras.
AMAZÔNIA Região natural da América do Sul, formada pela bacia do Rio Amazonas e recoberta pe- la maior floresta equatorial do mundo: no sentido Norte-Sul mede 2000 a 2500 km,e no sentido Este-Oeste mede cerca de 3000 km. A bacia amazônica abrange uma área de 6.915.000 km2,dos quais 4.787.000 km2 no Brasil. Para além da riqueza florestal, a Amazônia apresenta vastíssimas potenciali- dades no setor,de pecuária,dos recursos mi- nerais e da energia hidroelétrica. Inestimável reserva ecológica,a Amazônia é por muitos considerada o "pulmão do mundo"
Fonte: www.mma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário