Flôr No Caixote

Flôr No Caixote

MIMO E PRIMAVERAS

MIMO  E PRIMAVERAS

sexta-feira, 23 de setembro de 2011


Plantas carnívoras são quase seres mitológicos. Às vezes vistas com muito medo, como monstros, algumas tem características assustadoras. Mas para os seres humanos, elas não oferecem o menor perigo. São belas, exóticas e muito curiosas.
Plantas Carnívoras
As plantas carnívoras despertam a admiração de muitos amantes da natureza e a curiosidade dos cientistas. São plantas que buscam os nutrientes para sua sobrevivência não na terra, mas em animais.
Algumas são tão grandes e assustadoras que conseguem ‘comer’ até pássaros de pequeno porte ou roedores. Sim! Acredite! Mas a maioria delas alimentam-se exclusivamente de insetos.
Elas tem sistemas altamente desenvolvidos para capturar as presas, evitar a entrada de elementos não desejados como água da chuva, por exemplo, e para digerir suas presas.
Confira fotos link externo de 10 plantas carnívoras curiosas e muito, muito exóticas.
Plantas Carnívoras
A primeira da lista, a dionaea, é a espécie de planta carnívora mais comum entre os cultivadores brasileiros. Ela é muito simples de ser cultivada, se dá muito bem no clima brasileiro e é muito fácil de se encontrar. Pode ser comprada até pelo Mercado Livre. Sua forma de ‘ataque’ é simples. Ela mantem a ‘boca’ aberta e espera que algum inseto desavisado se interesse. Ao entrar, ela simplesmente fecha e digere a vítima.
Foto link externo: Editora Globo link externo / Shutterstock
Plantas Carnívoras
As plantas carnívoras com aspecto de vaso são as mais comuns. As nephentestem uma estrutura foliar desenhada para que insetos caiam dentro do ‘recipiente’ e não consigam mais sair de lá.
Foto: Editora Globo / Shutterstock
Plantas Carnívoras
A drosera rotundifolia é uma das mais belas e diferentes plantas carnívoras. Ela tem pequenos pelos glandulares nas folhas e estes tem nas pontas uma substância pegajosa que prende as vítimas.
Foto: Editora Globo / Shutterstock
Plantas Carnívoras
A utricularia reniformis se parece com outra planta qualquer, uma orquídea, por exemplo, mas o segredo dela é que sua armadilha está debaixo da terra.
Foto: Orquidário MV
Plantas Carnívoras
Nepenthe raflesiana X gracilima é uma planta carnívora híbrida e uma das menores com aspecto de vaso. Pode chegar a 10 cm.
Foto: Orquidário MV
Plantas Carnívoras
Esta nephente é mais uma das plantas em forma de vaso, mas nesta fica bem clara a tampa que evita a entrada em excesso da água da chuva.
Foto: Editora Globo / Shutterstock
Plantas Carnívoras
pinguicula esseriana é uma das menores de todas as plantas carnívoras. Ela é originária do México.
Foto: Orquidário MV
Plantas Carnívoras
Mas no México também tem plantas carnívoras enormes. A nephentes rajah é a maior planta carnívora do mundo. Ela não se alimenta apenas de insetos, mas também de anfíbios, pequenos roedores e até pássaros.
Foto: Reprodução / Divulgação
Plantas Carnívoras
Esta nephente tem uma tonalidade mais clara e prefere meia-sombra. Também tem formato de vaso e uma tampa para impedir a entrada excessiva da chuva.
Foto: Editora Globo / Shutterstock
Plantas Carnívoras
As sarracenias são umas das mais diferentes plantas carnívoras. Ela possui um néctar na borda da âfora que atrai os insetos.
Foto: Editora Globo / Shutterstock
Plantas Carnívoras – Fotos e Curiosidades - Plantas Carnivoras – Fotos e Curiosidades FOTO 4
Quando falamos em planta carnívora imaginamos aquelas plantas enormes de filme e que comem pessoas, mas não é nada disso.
As plantas carnívoras são conhecidas por se alimentarem através da captura de insetos e não de carne como muitas pessoas acreditam, o nome carnívora foi dado devido ao fato dela ser diferente de todas as outras plantas, se alimentando de seres vivos, mas são totalmente inofensivas para os seres humanos.
Elas são originárias do sudeste de Ásia, América e Austrália.
E extraem compostos de nitrogênio dos animais capturados para seu sustento próprio.
Existem cerca de 500 espécies de plantas carnívoras, mas apenas um tipo delas, que pode ser encontrada na Indonésia, pode ser realmente considerada uma planta carnívora, pois ela se alimenta de pássaros pequenos, sapos, lagartos e outros animais de pequeno porte.
O perfume de algumas plantas carnívoras é um dos principais meios delas atraírem os insetos.
Eles são atraídos pelo aroma e quando percebem já estão presos numa espécie de gosma que elas possuem.
Outras já atraem os insetos através do brilho dessa gosma e algumas espécies abrem e fecham prendendo os insetos em seu interior.
Depois de capturados elas envolvem o inseto com suas substâncias e retiram dele os nutrientes que não podem ser encontrados no solo, e que são necessários para sua sobrevivência.

Quer cultivar uma planta carnívora em casa?

Para quem quer ter uma planta carnívora em casa, poderá encontrá-las em floriculturas da sua cidade ou em diversas floriculturas online, você pode comprar a semente ou a planta já crescida e os preços variam de acordo com cada espécie.
Se for comprar em supermercados, procure comprar no dia em que elas são colocadas nas prateleiras, pois os funcionários não costumam dar a assistência necessária que esse tipo de planta precisa, como água, luminosidade, etc.
Saiba que elas são muito bonitas e você poderá cultivá-la sem medo.
As plantas carnívoras despertam a admiração de muitos amantes da natureza e a curiosidade dos cientistas.
São plantas que buscam os nutrientes para sua sobrevivência não na terra, mas em animais.
Algumas são tão grandes e assustadoras que conseguem ‘comer’ até pássaros de pequeno porte ou roedores.
Sim! Acredite! Mas a maioria delas alimenta-se exclusivamente de insetos.
Elas têm sistemas altamente desenvolvidos para capturar as presas, evitar a entrada de elementos não desejados como água da chuva, por exemplo, e para digerir suas presas.
Plantas Carnívoras – Fotos e Curiosidades - Plantas Carnivoras – Fotos e Curiosidades FOTO 2
Plantas Carnívoras – Fotos e Curiosidades - Plantas Carnivoras – Fotos e Curiosidades FOTO 7
Plantas Carnívoras são plantas altamente adaptadas ao meio onde vivem, áreas com solo pobre e com carência de nitrogênio. Através de substâncias químicas produzidas pelas plantas, os tecidos dos pequenos insetos capturados são transformados em nitritos e nitratos que em seguida são absorvidos pelo vegetal.
São diversas as formas e cores dessas plantas magníficas, cada uma com características super interessantes.
Este gênero abrange cerca de oito espécies, nativas da América do Norte. Em geral, são encontradas em pântanos, lugares encharcados e nas margens de florestas de pinheiros. Dessas espécies, seis apresentam o mesmo formato tubular ereto; enquanto as armadilhas da Sarracenia purpurea e dar Sarracenia psittacina nascem horizontalmente rentes ao solo. Foi Classificado pelo botânico francês Tounerfort, em 1700, que batizou o gênero em homenagem a Michael Sarrazin, a pessoa que lhe enviou o primeiro exemplar desta planta.
As armadilhas, que em algumas espécies podem atingir quase 1 metro de altura, são folhas transformadas em jarros atraentemente coloridos. As sarracênias capturam os insetos num processo semelhante desenvolvido pelas nepentes.
A forma utilizada para captura de insetos é a seguinte:
O odor emitido e a cor dessas folhas adaptadas atraem o inseto para a borda do “jarro”, este se já se encontra umedecido com uma substância viscosa, o inseto ao pousar na borda escorrega para dentro onde esta armazenada uma substancia química que ira reagir com os tecidos do inseto. Se o inseto tentar subir as paredes internas da folha, não conseguirá, pois esta se encontra cheia de pêlos voltados para baixo impedindo assim a subida do animal.
As plantas carnívoras são aquelas que realizam atração, captura e digestão de presas. Hermafroditas, elas se repoduzem por sementes. Crescem normalmente em lugares inóspitos e úmidos como montanhas e pântanos. Justamente por isso, elas complementam sua alimentação (feita através da fotossíntese como todas as plantas) com as proteínas animais das presas, grandes fontes de nitrogênio, que compensam o que não pode ser retirado do solo pobre e ácido onde crescem. Suas vítimas são insetos e pequenos animais, como pererecas, pássaros e roedores. Essas predadoras possuem folhas modificadas como armadilhas, muitas em cores brilhantes e cheiro de néctar para melhor atrair as presas. Encontradas em quase todo o planeta, menos na região dos pólos, as carnívoras medem geralmente de um a três centímetros, apesar de haver algumas que podem chegar a um metro. O Brasil perde apenas para a Austrália no ranking de maior diversidade de espécies de plantas carnívoras apresentando 80 diferentes tipos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário