Flôr No Caixote

Flôr No Caixote

MIMO E PRIMAVERAS

MIMO  E PRIMAVERAS

terça-feira, 7 de junho de 2011

flor39
eucaliptos
Por não terem predadores naturais, essas espécies podem se multiplicar sem controle, tornando-se assim uma praga, como é o caso do Eucalipto.
- Por não terem uma boa relação com a floresta nativa, podem competir desigualmente pelo espaço, chegando até matar as espécies nativas, como é o caso da Leucena, que em seu habitat natural com pouca água, desenvolveu uma substância que impede o crescimento de outras espécies ao seu redor, para evitar a competição pela água escassa.
- A proliferação pode ser descontrolada. Como é o exemplo também da Leucena. Em seu habitat nativo desenvolveu uma estratégia de produzir milhares de sementes. Isso porque a semente que encontrar apenas um pouco de água já irá germinar. Mas aonde o solo é seco só algumas sementes conseguem sobreviver. Aqui no Brasil, por sser um país tropical úmido, todas as sementes encontrar condições ideais para germinar. O que temos é uma diceminassão tão intensa deste espécie que hoje é considerada uma verdadeira praga em nosso ambiente.
- Algumas espécies exóticas tem as raízes muito bem preparadas para absorver toda a água que conseguirem. Como é o caso do Eucalípto, que absorve tanta água do solo, que este chega a ficar seco. Muitos locais estão com o solo pobre por terem sido invadidos por esta espécie, que muitas vezes é plantada por pessoas que desconhecem este problema.
- O maior erro em se plantar exóticas como Eucalípto e Pinheiros, é que estas espécies crescem muito rápido. Pessoas e empresas que são obrigadas judicialmente a reflorestar, utilizam estas espécies para mostrar o resultado o mais rápido possível. O que muita gente não sabe é que com espécies pioneiras brasileiras, consegue-se este resultado ou mesmo um melhor, tanto em termos de tempo quanto obviamente de qualidade, como é o caso da Embaúba, Monjoleiro e outras.
árvores
Syngonanthus chrysanthus Mikado (Small)
Nome - chrysanthus Syngonanthus ‘Mikado’ (também chamado de ‘Mikado’)
Gênero
- Syngonanthus
Espécies –
chrysanthus

É uma planta de pântano.
Temperatura entre os 19 Cº e os 22 º.
Gosta de luz forte, mas indireta. Suporta sol por algumas horas por dia, sempre na parte da manhã.
Gosta de solos leves (com turfa), ligeiramente ácidos e com boa drenagem. O solo tem no entanto tem de estar permanentemente úmido.
O requisito mais importante para a sua sobrevivência é a umidade do ar, a qual tem de ser muito elevada, na ordem dos 70%. Por esse motivo pode estar sujeita a ataques de fungos, se estiver demasiado úmida.
Reproduz-se por apenas por sementes.
É uma planta elegante e incomum, suasfolhas são finas, longas e retas, tendo na ponta de cada folha uma flor em forma de cabeça de alfinete na cor dourada.
Devido ser uma planta de pântanos,  a umidade deve ser mantida elevada, em torno de 70%, se possível.
Manter a planta em um vaso de vidro alto, profundo e pulverizando-o regularmente com água filtrada, isso ajudará a manter o nível de umidade acima.
Água regularmente, para não permitir que o composto secar.
O melhor ambiente para se colocar os vasos da Syngonanthus seria provavelmente em banheiros, pois é quente e úmido, a menos que você tenha outro lugar que atenda os  requisitos da planta.
Podem ser suscetíveis a pulgões. Pode ser afetado por ataque de fungos, se a umidade for muito alta.
Caso alguns dos leitores tenha alguma vez tido uma destas belas plantas, gostaria imensamente  que partilhassem comigo a sua experiência de cultivo. Pode ser?
margaridinha
cambria
Origem das CambriaA Cambria é uma orquídea selecionada, originária da América.
Esta popular orquídea é o resultado de um cruzamento de várias espécies. A Cambria encontra-se disponível numa vasta série de cores e formas.
ReflorescimentoApós a floração, cortar a haste seca, na sua totalidade. O rebento que produziu a haste não florescerá outra vez.
A planta desenvolverá 1 ou vários novos rebentos, desenvolvendo-se uma espécie de falso bolbo (disco verde duro). Quando o falso bolbo estiver completamente desenvolvido, deve-se regar menos durante um período de 8 semanas.
Regar 1 vez de 2 em 2 semanas será suficiente.
Colocar a planta durante este período preferivelmente num lugar mais fresco (6-17 Cº). Não colocar a planta no escuro.
Desta maneira, estimula-se a florescer outra vez.
orquidea
ZamiaFurfuracea
Planta exótica extremamente ornamental e rara.
Está na lista de plantas em extinção da UICN (União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).
Nativa do Sudeste VeraCruz, México oriental.
A planta tem um pequeno tronco as vezes subterrâneo.
Cresce lentamente quando jovem, mas acelera o crescimento quando amadurece.
Adapta-se melhor em solo úmido e bem drenado, pode ser plantada ao sol.
Em regiões temperadas é cultivada como planta indoor e em áreas subtropicais como planta para varandas, jardins e vasos.
As folhas são de tonalidade verde clara. Apesar de ser um arbusto, as folhas brotam diretamente do chão, pois o caule é subterrâneo ou no máximo fica com uma pequena parte para fora do solo.
Na Austrália ela é muito utilizada para bonsai.
Nome científico: Asarina scandens
Altura: até 6 metros
A asarina Mystic Rose é uma linda vinha que produz poucas sementes, por isso são difíceis de se encontrar a venda. Seus galhos conseguem subir e se apoiar facilmente em diversas superfícies, cobrindo rapidamente treliças e portões.
As flores são de cor rosa claro. Elas aparecem durante o ano inteiro, porém com mais intensidade durante a primavera e começo do verão.
Durante o inverno a produção de flores é menor, mas as folhas continuam sempre vigorosas. Ela não cresce como uma trepadeira naturalmente, porém pode ser treinada pra cobrir treliças ou arcos. A asarina é uma planta perene, ou seja, irá durar muitos anos no seu jardim!

Nome Comum: Rabo de Cavalo Vermelho – Red Ponytail
Família: Ruscaceae
Luminosidade: Pleno sol, meia sombra e sombra
Altura: Chega até 5 m
Base: Até 3 m de diâmetro
Espécie originária de regiões semi áridas e desérticas da Guatemala, semelhante a Beaucarnea Recurvata, porém mais resistentes.
As plantas são mais comumente encontradas como único tronco com enorme inchaço na base. Deve ser tratada como uma suculenta, muito pouca água ou nenhuma água durante o inverno é sua exigência básica.
Pode ser plantada a pleno sol ou meia sombra, seu cultivo como bonsai é muito difundido, formando belíssimos exemplares. As folhas da planta quando jovem tem muitas vezes a coloração púrpura, rendendo-lhe em seu nome comum.
Seu cultivo como espécie isolada soma requinte e exoticidade a jardins, varandas ou como planta de interior. Espécie de fácil germinação e cultivo, extremamente gratificante e de rara beleza, que faz toda diferença

Nenhum comentário:

Postar um comentário